"Meus filhos, ninguém escarneça da Criação. O grão de areia é quase nada, mas parece uma estrela pequenina refletindo o Sol de Deus. O grão, que ao pisarmos é insignificante, ganha dimensão inimaginável quando, junto com outros grãos, vira instrumento do passar do tempo." psicografia por Chico Xavier
Ser responsável pelos seus atos | Baiano Zé do Coco
Salve Nosso Senhor do Bonfim! Salve Nossa Senhora!
Olhe que nos é permitido, na vida, tudinho. Tudo é permitido. Mas cabe a cada um ver o que lhe convém e dentro da lei do livre arbítrio. Mas, dentro da lei, de ação e reação, que é chamado à consciência que nem tudo é positivo, pois o que se faz de negativo, negativa a vida, dificulta o caminho. Mas dificulta mesmo. Quando o caminho tá dificultoso, dificilmente se lembra das ações do passado que dificultou o presente. Mas é difícil, viu? Vixe! Mas nem lembra!
Quem tá em um caminho de dificuldade quer a solução. Mas essa solução vem quando há compreensão de que a responsabilidade de um caminho de progresso é de cada um. Eu digo sempre: para que você cresça, você tem que ser mais responsável. O ser humano precisa se responsabilizar mais, para poder mais ter. Pois, se não tiver essa compreensão da responsabilidade que é viver, oxente, cria dificuldade, pelas ações que se toma.
Mas há muita gente que quer só melhorar e não quer saber disso. Quer não. Tem gente que não gosta de ouvir o baiano falar não. Ih, lá vem ele me cobrar, dizer que o problema fui eu que criei. Vixe! Lá vem ele! Eu ouço isso, daqueles que vem em busca do baiano, sabe? Ih, lá vem o baiano dizer que a culpa é minha. Eu não tô culpando ninguém! Ninguém, não. Só estou apenas ajudando a criar maior responsabilidade, para poder ter mais dessa vida abençoada.
Oxente! A vida tem tanto para te dar, mas tanto! Deus tem tanto para te dar! E porque Ele não dá, então?
Você daria algo grandioso e valioso para uma criança, que não sabe valorizar? Daria? Não, porque tu não é besta! Vai dar um negócio de valor para um criancinha. Pega esse celular aí, que é baratinho, última geração, dá na mão da criança. Dá! Dá nada, não é besta. Aí, quando Deus age dessa mesma forma, esperando o amadurecimento do filho, para ser mais responsável para tomar conta da riqueza, aí a pessoa acha ruim, porque se acha capaz de ter o que não está pronto para ter.
Mas tudo leva ao amadurecimento, no intuito de ter o que se quer. O quê que tu quer? Quer dinheiro? Oxente, não tem problema, pode ter. Mas saiba que com esse vem mais responsabilidade. Não, baiano, eu só quero a saúde, que a saúde tá uma porcaria, eu quero melhorar. Oxente, não tem problema, vai vir. Mas você já tá mais mais responsável para parar de comer aquele monte de porcaria que você já comeu? Você já tá pronto para abdicar dos prazeres do paladar e parar de empaturrar seu intestino de carne? Aaah, mas eu não vou deixar minha picanha. Tá bom, tem problema não, fique você com a sua picanha. Não tem problema. Não é? Problema nenhum.
O amadurecimento faz com que cada ser comece a buscar o melhor. Oxente, o melhor vai ter. Mas se ainda não amadureceu... tem problema não! Eu costumo dizer: "baiano não vai morrer, tô aqui ó. Vou morrer não, já morri.". Mas, quem tá na vida tem um prazo, e esse prazo ele pode ser estendido ou encurtado. Sabia disso? Pode ser encurtado pelas atitudes que se toma. Se você não tá sendo produtivo ao seu crescimento, sua evolução, para que ficar aqui? Se você vai para a escola e não estuda, não estuda, pra quê vai pra escola? Oxente, tira ele da escola, ó. Tá tendo prejuízo. Vai para a escola e tá tendo prejuízo. Então, tira ele da escola e traz ele de volta para casa. Aí, a morte bate na porta e o desespero vem junto, né? Porque quando a morte bate na porta, o bicho fica num desespero, prometendo até as calçolas, as cuecas e tudo mais. "Não, pelo amor de Deus, que agora eu vou mudar. O quê que tem que fazer?", mas agora não tem mais tempo não. Agora não dá mais tempo não.
Por isso a importância de ser mais responsável. Eita palavra que pesa nas costas, né? É mais fácil jogar a culpa no obsessor. Eita, obsessor, hein? O obsessor tirou meu dinheiro, tirou minha saúde. Obsessor tirou o meu amado, minha amada. Foi obsessor! Mas nunca pensa, que esse obsessor são as atitudes que se toma. Olha, tá na hora desse amadurecimento para a vida mudar. Você tem toda condição de mudar sua vida. Se você não está gostoso ou desgostoso com a vida. Se você está desgostoso com a vida, vamos mudar. Se o caminho que você tá trilhando não te levou aonde você quer chegar, vamos mudar! Mas a mudança começa dentro, não é fora, não. Tem gente prepotente que quer que o mundo mude, que o mundo se adeque ao pensamento dele, à vida que ele leva, mas não para para pensar que esse mundo é ele mesmo.
Para que tudo possa melhorar, oxente, teu pensamento tem que seguir o mesmo rumo. Já melhorou? Ou ainda vive a reclamar? Ou ainda vive a justificar? Mas tem gente que tem uma lista imensa, infinita, de justificativas. "Ah, baiano, eu não fiz isso por causa disso, disso, disso, disso, disso, disso...", não acaba nunca. Mas se você não fez, o quê você quer receber? Ação e reação. Justificativa não vai adiantar nada, não.
Tem gente que não gosta de baiano, não. Eita, mas como eu ouço xingamentos! Como se fosse mudar alguma coisa na conduta que eu decidi trilhar. "Esse baiano fio de uma gota fica só dizendo que a culpa é minha", mas me xinga mesmo! E eu tô ali, ajudando! Quanto mais ele xinga, mais eu me dedico a ajudar. Vixe, agora ferrou! Agora que eu vou ser xingado mesmo. Mas eu entendo que esses xingamentos.. ó, é colocando para fora a sujeira que ainda tem dentro. Mas xingam mesmo, viu? Palavrões feios, fala cada coisa absurda. Não tem problema, não, contanto que a pessoa melhore com ela. Começa a se enxergar. Pois cada vez que ela xinga, um espelho é colocado na frente para ela ver, e não gosta não! Para poder parar com esses sentimentos ruins. E aí começa-se a corrigir. Ajuga não falta não, filho, não falta não. Todos os recursos necessários existentes no mundo extra-físico é usado para você.
Você já imaginou? Todos os recursos inimagináveis são usados a seu favor? E por que não melhorar? Porque todos esses recursos e aqueles que manipulam os recursos obedecem à Lei do Amor, juntamente com a Lei do Mérito. Espera-se que cada um seja merecedor deste mérito alcançado com amadurecimento, ação, caridade e amor próprio. Se um dia você pudesse ver toda a parafernália tecnológica que é trazida para te ajudar, você não acreditaria. Onde se descobre todo o mal que existe na vida de cada um e se detectam situações futuras que podem ser evitadas com ações presentes.
Aí, você passa na entidade -- eu não gosto desse nome, não; eu não sou entidade, eu sou baiano, mas dizem assim, né? -- , passa na entidade e a entidade diz para você "pare de comer carne, faça isso", aí você não associa com a dificuldade que te trouxe aqui. "Isso não tem nada a ver". Olha aí. Tudo isso é misticismo, espírito ou coisa nenhuma. Porque eu vim pedir a Deus pelo seu companheiro ou sua companheira, e ele vem dizer que você tem que cuidar da saúde. Ó meu Deus do céu! Mas como explicar para essa pessoa que o tratamento é para evitar mal, pois o presente já existe, mas o futuro pode ser mudado? "Ah, mas eu quero resolver o que tá agora!". Mas, para resolver o que tá agora, você não pode permitir que outras situações alimentem o mal já existente. Então, de imediato, é evitar. É bloquear aquilo que está alimentando o mal que você está vivendo.
Para isso, as atitudes têm que ser diferentes. Aí já pede para acender uma vela. Mas quanta crítica se tem quando se pede para acender uma vela. Mas você já parou para pensar que você está acendendo uma luz na sua vida? No campo físico, é uma parafina com uma cordinha sendo queimada; no campo energético, é uma energia. Fogo é o quê? O que é um fogo, senão energia? O que a vela faz? Ilumina. Então, é uma gota de luz que você acende na sua consciência, nos seus pensamentos, nos seus sentimentos, no caminho da sua vida.
Essa consistência em acender, gotinha por gotinha, vai fazer você se encaminhar no rumo certo. Mas tem gente que tem uma dificuldade de acender uma vela todos os dias. Acende uma hoje.. "ih, amanhã esqueci", aí acende duas de uma vez. Aí esquece e acende tudo de uma vez. Já fui numa casa de uma pessoa que esqueceu o mês inteiro. Chegou no dia 30, "ai meu Deus do céu, vou voltar no baiano e ele vai falar um monte para mim". Pegou as 30 velas de uma vez e acendeu dentro de casa para ter a consciência tranquila que viria no baiano, e o baiano não iria cobrar. Olha! Não entendeu nada do que significa uma luz acesa a cada dia.
Aí pede para fazer uma desobsessão. Meu Deus, como nós somos xingados quando se diz isso. "Mas eu já fiz o mês passado", fez mesmo, mas continou agindo do mesmo jeito e atraiu tudo de novo. Nós vamos deixar? Mas veio pedir de novo, vamos fazer de novo. Você tire a sujeira e impede que ela entre. Mas se tira a sujeira e mantém a porta aberta, a poeira entra de novo.
Se você busca ajuda, vamos dizer para tirar a sujeira e, com isso, somos xingados. "Maas de nooovo, não vou fazer não, já fiz mês passado", então, o que você mudou? Olha, gente, tudo o que se é pedido não é nada para o espírito. Oxente, tô morto. Pois é, na concepção do materialista eu tô morto. Então, o que o morto vai pedir a você? Comida? Não. Não vai pedir para acender uma vela para ele. Tudo o que é orientado é para tu mesmo. É para tu. Agora, se você não se der o direito de fazer por si mesmo, o que esperar? Conhecimento liberta, mas também traz responsabilidade junto, viu? Conhecimento liberta. E não vai dar pra alegar ignorância mais. "Iiiih, não sabia não", vai chegar nos portais do céu e "ah, sabia nada não, sou inocente".. Ferrou, porque agora já sabe!
Chega lá e vai dar com os burros n"água. Porquê? Porque foi orientado. Não fez, fazer o quê? Que a luz de Nosso Senhor, Nossa Senhora, tranquilize o coração de cada um de vocês, pois o meu tá.
Salve Nosso Senhor do Bonfim.
Somos um site sem fins lucrativos, voltado para a divulgação de conteúdo para autoconhecimento e expansão consciencial.
Creditamos autores e meios de comunicação pelos quais a informação foi transmitida.
O site transcreve automaticamente textos dos vídeos e áudios, dependendo de revisão manual dos seus voluntários.
Em caso de reclamações, dúvidas, sugestões ou colaborações, por favor fale conosco.